28 abril 2008

duram, duram...

O tema de reflexão para hoje é: o que teria sido da pop dos 80's (a pop mesmo pop, como aquelas gajas mesmo boas que há em Ermesinde) sem os Duran Duran? Resposta a esta e outras perguntas no próximo dia 10 de Julho, algures na capital.

Com ou sem lua nova, com mais sol ou menos chuva, mais trabalho ou menos descanso, votos de uma boa 2ª feira e de uma boa semana. Lembrem-se: esta pode ser a melhor semana das vossas vidas. Ou não.

25 abril 2008

abril em portugal

A C70 deseja a todos os seus visitantes todos um solarengo e feliz dia da



LIBERDADE

24 abril 2008

all you got to do is win

Ando desde manhã a trautear este hino pré-indie (soa-me mais pré-indie do que pós-punk, se é que me faço entender) que me faz lembrar as tardes a ouvir rádio, em especial o Som da Frente.
Os Sound nunca chegaram a ser uma das minhas bandas preferidas, mas têm alguns temas verdadeiramente poderosos, dos quais este é capaz de ser o melhor.
E claro, sem eles não teríamos os British Sea Power...

22 abril 2008

O' looka yonder!

the Beast is cometh, cometh down
oh, Tupelo bound


a Besta é o rock'n roll, Tupelo o local onde tudo nasceu.
esta noite quero ouvir isto da boca de um dos últimos profetas.

21 abril 2008

Apelo às autoridades

Ontem à noite fui ao estádio mais bonito do mundo assistir a um espectáculo bastante agradável, que teve o seu quê de desportivo, o seu quê de circense, o seu quê de cómico. Já depois do apito final, o povo ainda ouviu e acompanhou o Chamem a polícia (dos inenarráveis Trabalhadores do Comercio), com que o DJ de serviço teve a grande ideia de sublinhar as legítimas preocupações dos GPT (Grandes Paladinos da Transparência).
Aqui fica mais um apelo a que as autoridades competentes intervenham e ponham cobro a esta pouca vergonha, ou que alguém (magistradas, escritoras, realizadores de cinema, magnatas sul-africanos, sei lá bem...) faça alguma coisa!! Três derrotas da Instituição numa semana deixam 60% do país à beira de uma crise de choro, e ninguém quer tal coisa.

Votos de uma boa monday, tuesday, wednesday, thursday, friday, saturday, sunday.

18 abril 2008

manila rocks

Não se fala muito das Filipinas, e quando se fala não costuma ser por grandes razões. Habitualmente tem a ver com (i) catástrofes natutrais, (ii) ditadores casados com proprietárias de milhares de pares de sapatos ou (iii) profissionais liberais (ou não) de um certo e determinado sector.
Até há pouco tempo a única associação das Filipinas ao rock era o guitarrista de uma das melhores bandas de todos os tempos, homónimo deste vosso amigo, a quem Black Francis gritava "rock me, Joe!" a meio do clássico Monkey gone to Heaven. Ora bem, há tempos, e graças ao astronauta, travei conhecimento com uma banda chamada Taken by cars que, pondo as coisas de uma foma simples e concisa, É DO CARAÇAS. Ou gastando mais palavras, é do melhor que tenho ouvido ultimamente. Fazem lembrar uns Franz Ferdinand mais musculados ou uns stellastarr* mais dançáveis, com umas guitarras à Pixies, uma batida à New Order dos primeiros tempos, e uma vocalista que volta e meia (ok, é estranho...) me faz lembrar a Edie Brickel (lembram-se?).
Oiçam o single Uh Oh, e digam lá se não é bestial. E o melhor é que o álbum mantém a qualidade e o groove praticamente do princípio ao fim. Parece-me que vai ser um dos discos a rodar mais lá por casa em 2008.
Um bom fim de semana, e votos de muitos milhões de kompensans no domingo à noite por todo o Portugal continental, ilhas e territótrios ultramarinos.

17 abril 2008

o berço da Nationalidade

Como diz uma amiga minha, parece que os National perderam o caminho de casa. Mas pelo menos desta vez encontraram finalmente o do norte do país. Já com 2 concertos agendados para Lx e arredores (a 11 de Maio na Aula Magna e a 10 de Julho no Oeiras Alive), os Boxer Boys resolveram prolongar a segunda visita por uns dias, beber uns copos, dar umas voltas e já agora dar um concerto a 18 de Julho numa terra onde para o ano haja jogos da Liga dos Campeões.
É bem, senão qualquer dia apareciam por cá e eram, por assim dizer, tomados por estranhos.
Bela piadinha idiota esta, não foi?


15 abril 2008

Dá-lhe, Falâncio!

Há algum trempo que perdi definitivamente a pachorra para aquela seita demagógica de manifestantes apreciadores de sexo liberal, drogas váriadas, rastas, barretes de lã e adereços afins que se junta de cada vez que há uma reunião/cimeira da OMC, FMI, Banco Mundial ou UE. É certo que algumas destas instituições são um alvo privilegiado de críticas, mas há aqui duas coisas que me irritam: por um lado o problema não são as instituições, mas quem as compõe; por outro, tenho a convicção firme que a esmagadora maioria dos manifestantes não sabe muito bem porque lá está. Ou melhor, saber até sabe: sexo liberal e drogas variadas. E reparem - pessoalmente não tenho nada contra quem aprecie uma coisa ou outra, apesar de dispensar a segunda. O que me irrita é que a dívida do 3º mundo, os transgénicos, a guerra no Iraque e mais o raio que os parta sirva de pretexto para os (mais do que legítimos) charros e pinocadas.
Tudo isto a propósito de quê? De eu estar, como de costume, à volta de uns textos sobre a OMC e me ter lembrado de uma espécie de super-band que há uns anos o Krist Novoselic (ex-Nirvana), o Jello Biafra (ex-Dead Kennedys) e mais uns quantos músicos pro-activos se lembraram de fazer e que, sintomaticamente, se chamava The No-WTO Combo. Tanto quanto sei só lançaram um EP ao vivo, não menos sintomaticamente intitulado Live from the Battle in Seattle. A avaliar pelos títulos os temas incluídos devem ser catitas: Full metal jackoff, New feudalism e (LOL) Let's kill the landlord. A que está aqui em baixo chama-se Electronic Plantation. É só rir.


14 abril 2008

Cristina, não vais levar a mal

Sem inspiração nem tempo para pensar para grandes tretas mas com vontade de desejar uma boa semana ao vasto auditório C70, aqui fica uma cançãozita que hoje, pela fresca da manhã, me fez companhia no ginásio. A banda da moça (que não sendo propriamente muito bonita, fica muito bem em capas de cds) casada com o moço que vai estar cá no Porto no próximo dia 3, e que eu não vou ver. Azarinho...
Boa semana.

12 abril 2008

o boom da meia noite

Ontem à noite os Femme Fatale deram um concertaço no Plano B. Mais logo é a vez do casal VV e Hotel (esse grande palhaço que pelos vistos anda enrolado com a Kate Moss) nos mostrarem como é que o novo midnight boom resulta ao vivo. o meu prognóstico é que os Kills vão partir tudo. cheap and cheerfully.

08 abril 2008

Eye to eye stand winners and losers

A primeira não dói muito,

a segunda já os faz pensar,


à terceira ficam de joelhos.
Em semana de festa rija a C70 recorda os tempos em que bandas alemãs com vocalistas com cara de periquito enchiam as pistas de dança, o que devia ser porreiro para quem ia a discotecas no Verão de 85. Entre o 9º e o 10º ano.
Chiça, já lá vai algum tempo...


04 abril 2008

sweet and tender riot grrls

Desde ontem que ando a ouvir no carro uma colectânea das Shangri-Las. Sempre gostei de girl-groups, e estas meninas eram muito boas (muito boas artistas, quero eu dizer). Conseguiam imprimir às canções para teenagers um cunho dramático fora do comum, pelo tom com que cantavam, pelos diálogos e interjeições que metiam no meio das canções e pelas temáticas recorentes de amores desfeitos, adolescentes em fuga e motards rebeldes marcados pelo destino. Confirmem com aquela que é talvez a sua melhor e mais conhecida canção:



E agora ouçam mais esta, e digam lá: que duas grandes bandas nova-iorquinas (uma dos 70's, outra mais recente) vieram roubar umas deixas ao princípio e fim desta canção? Um pacote de farinha Branca de Neve, especial para bolos, a quem responder.



E um bom fim de semana.

03 abril 2008

à distância de uma auto-estrada


Depois dos Rakes, o bando das loiraças compridas e muito agradáveis à vista e ao ouvido tembém se junta à seita do Sr. Gillespie na primeira noite de Agosto, lá para o alto minho. Vai ser sempre a rockenrollar, como dizia o outro.

E por falar nesse (no "outro"), parece que no "quem quer ser milionário" de ontem perguntaram como se chama o vocalista da banda Mão Morta, sendo as hipóteses
a) adolfo luxuria canibal
b) alberto lamuria animal
c) antónio lémur castiçal
d) adérito murmúrio visceral
O concorrente não sabia, o que não é nada de mais. Há tempos assisti a um debate no Ateneu Comercial do Porto (sobre o futuro da indústria musical, a internet, os downloads ilegais e patati patata) em que o ilustre presidente da mesa se dirigiu ao Adolfo, sucessivamente e sem estar a brincar, como "Dr. Alfredo" e (muito melhor!!) "Dr. Luxúria". Era caso para lhe perguntar: oub'lá, qu'andas a fazer?


02 abril 2008

não precisa passaporte prá dizer que é português

mas pelos vistos precisa B.I prá matricular na escola primária. Por alguma razão bizarra, parece que o cartão de tricampeão não serve.
O Filipe foi hoje tratar desses assuntos à loja do cidadão.

Kasabian, I.D. (live @ Lowland Festival, 2007)