06 janeiro 2007

Pela amostra...

...parece que 2007 vai ser um ano como deve ser.

Já anda por aí há algum tempo o futuro Bloc Party, chamado A weekend in the city. Ainda não o ouvi com a atenção que merece o sucessor desse colosso chamado Silent Alarm, mas tenho gostado bastante do que tenho ouvido - ao contrário da maioria das críticas, quase unânimes no bota-abaixo. Parece-me que vai ganhando com cada nova audição e à medida que vamos conhecendo as canções, tal como acontecia com o seu antecessor, longe de ser um disco imediato (embora hoje me pergunte como é que não me entrou logo). Se é um sucessor digno ou não, logo se verá.

Mais recentemente, apareceu no ar o futuro LCD Soundsystem, que pelos vistos se chamará Sound of Silver. E bem se podia chamar Sound of Platinium, porque está potentíssimo. Não quero ser precipitado, mas parece-me melhor do que o anterior, e desde já um forte candidato ao caneco de 2007. Não por acaso, uma influente figura do rock tuga dizia no Fórum Sons que este era o melhor disco de... 2006. Entre piadas a quem pensa que eles são ingleses e declarações de amor a NY, o rapaz James lá vai arrancando umas pestanas, e a gente vai batendo o pé.

Neste preciso momento estou a ouvir o disco de estreia dos Grinderman, de que já tinha falado há uns meses. Estas coisas precisam sempre de algum tempo para amadurecer, mas há uns anos que a primeira audição de um disco deste homem não me soava tão bem. E isso é muito reconfortante. Não há propriamente uma mudança de estilo em relação ao que fazia com os Bad Seeds, nem um regresso radical à atitude blues hardcore do início de carreira, mas parece ter bem mais "guts" do que as últimas coisas feitas pelo cavalheiro Nicholas Edward Cave. And that's the way we like him.

Mas há mais. Está para breve o álbum dos The good, the bad and the queen (pergunto-me quem será quem), o novo devaneio de Damon Albarn, agora com o baixista mais cool da história do rock (sim, o que aparece a partir o instrumento - salvo seja - na capa do London Calling) e Tony Allen, o baterista de Fela Kuti que se diz ter sido o inventor do afrobeat. É um dos discos mais antecipados dos últimos anos, o que normalmente não joga muito a favor da recepção que acaba por ter (aposto que vai ter 5 estrelas na Uncut, vai ser apregoada como o disco salvador do Sec. XXI, e depois ninguém se vai lembrar dele nas listas de fim de ano). Por mim, espero que seja melhor do que prometem os dois singles de estreia, que ainda não me convenceram. Cheira-me a muito hype e pouca uva. Também estão para chegar (literalmente a chegar, if you know what I mean) os novos dos Air e da simpática Carla Bruni. Em teoria, pelo menos, parecem ser boas notícias. Let's wait and see.

Bom dia de Reis para todos.

4 comentários:

rtp disse...

Agradeço e retribuo os votos de um óptimo dia de Reis!
Quase que dava um postal! :-))

Anónimo disse...

Ainda antes dos Reis apanhei-me com o novo da Carla Bruni nas mãos (infelizmente não foi a própria, não... mas tb, era capaz de não caber!!!) e aquilo sabe a mais do mesmo (o que não é nada mau comparado com a quantidade de porcaria que por ai há), mas sem a piada de ser "chanson francaise". Desiludiu-me um bocadinho assim...
Bi

Joe disse...

Olha quem ele é, o inginheiro Petrodólares... quanta honra!
infelizmente ainda não consegui abocanhar a Carla Bruni, salvo seja. Isto de se fazer download de um ficheiro e depois não conseguir tirar as músicas é vergonhoso. Devia dar multa (quando não cadeia), para esses palhaços aprenderem a não brincar com o trabalho de pessoas sérias. Passwords, licenças... se não se põe um travão a isto qualquer dia ainda querem que compremos os discos.

Anónimo disse...

Isso dos petrodolares ja foi chao que deu uvas... (ou oil, para ser mais exacto!). Nao esta certo o barril descer quando a vista desarmada ele esta igual!!!
Bem, mas so para esclarecer que as "Nao promessas" da Bruni cairam aqui nao via net, mas mais directamente da propria (cunhados-cagoes-conhecidos mutuos, tas a ver?!) Na net nao tinha conseguido tirar a coisa, so saiam fakes...
Esta semana apanhei uma coisa bem boa por ai: Love is All. Vale a pena ouvir!
P.S. Nao consegui encontrar o file do Baby Jesus no EMula...
Inginheiro