14 setembro 2006

Caixa de Clips 009 - Classix Nouveaux / Is it a dream

Os Classix Nouveaux, uma das bandas mais populares em Portugal nos idos de 81-82, cairam hoje no esquecimento. Até este senhor, pessoa culta e de gosto refinado, confessou há tempos a sua ignorância sobre estes caramelos quando ouviu, no sítio do costume, o seminal Never Again - provavelmente a melhor música da banda, mas de que desgraçadamente não se arranja o clip (promete-se uma beijoca a quem conseguir).
Os CN formaram-se a partir dos restos mortais dos X-Ray Spex, quando os respectivos guitarrista e baterista resolveram despedir a carismática Poly Styrene e procurar um substituto à altura. Não se pode dizer que tenham falhado: Sal Solo é das figuras mais memoráveis deste período.
Apesar de associados ao movimento new-romantic, os CN pouco têm a ver com bandas como os Duran Duran, Human League ou Japan. Quer o som quer a estética parecem hoje mais próximos de uma espécie de dance-gothic, ou coisa que o valha. Um cruzamento entre Bauhaus, Alphaville, Siouxie e Cabaret Voltaire. Vejam lá o clip deste Guilty, o primeiro single a raiar (muito ao de longe) o sucesso, e digam lá que o Sal Solo não é um sósia do Nosferatu, com capa e tudo? Neste primeiro álbum (Night people) há 3 ou 4 grandes canções: Inside outside, No sympathy no violins, Or a movie ou Every home should have one ainda hoje me fazem abanar o capacete com violência. Como curiosidade, fica também o divertidíssimo clip de Because you're young (tirado já de Lá verité, o 2º álbum) que de tão improvavelmente azeiteiro nos leva a perguntar se a banda não estaria a gozar com o pagode. Apreciem bem as caras de cú que faz o teclista e o revirar de olhos de Sal Solo à passagem dos 2.55'', e perguntem-se se é possível fazer figuras destas seriamente.
Os CN apenas foram uma banda de culto na periferia da Europa, nomeadamente em Portugal, Polónia e Finlândia - mas aqui explica-se pelo facto de terem tido um guitarrista finlandês, um tal Jimi Sumen. E conta-se que esse inteligente foi à terra renovar o passaporte e ficou retido porque entretanto tinha sido chamado para a tropa. Não fosse ter sido dado como mentalmente inapto, e lá tinham os CN ficado sem guitarrista pela 3ª vez.
Is it a dream foi, ao que sei, o único single a entrar no top 20 britânico. Após um terceiro álbum que não deixou rastro, separaram-se. Sal Solo ainda teve tempo para gravar o muito embaraçoso San Damiano depois de uma viagem mística a Itália, podendo gabar-se de ter sido um precusor da linha posteriormente seguida por gente (eu sei, estou a ser condescendente) como os Enigma. Depois disso viu a luz, viu Jesus, e enveredou pela música cristã, como explica no seu site. Como dizia o outro, se se metesse na droga ainda era de homem, mas isto?... Se Deus existe mesmo, há-de pagá-las caras.
Mas isso agora pouco importa, porque Is it a dream é uma malha do caraças. Enjoy!

5 comentários:

joaquim.guilherme.blanc disse...

A guilty é uma jóia rara e se fosse daqueles tipos que põem capas de vinyl envidraçadas nas paredes da casa/sala de jantar, a ver se não enfiava lá o night people. É que era logo...

superpiloto disse...

que meeeeeeeeeeeeeeeeeeedo

eduardo disse...

Não sabia que o meu sócio nunca tinha ouvido os C.N..Eu a pensar que já lhe tinha mostrado toda a azeiteirada dos anos 80 e afinal, ele nunca se arrepiou com o "Never Again"...

"Oh Bondage Up Yours" é grande hino, tendo sido versionado pelas Free Kitten. Eu até tenho o 7" picture disc, olaré!

Anónimo disse...

Classix Nouveaux... o que dizer desta banda?
Só coisas boas, pela parte que me toca! Cresci ao som destes senhores e não me arrependo de ter os seus 7 albuns em CD que recentemente foram editados!!!
Night people, La Verité, Secret, The River Sessions live 82, 2 Best Of's (1997 e 2003) e por fim o Heart & Soul, do Sal Solo mas ainda com os Classix Nouveaux, como músicos de suporte.

Os CN tiveram muito sucesso em Portugal, em 1982 como Never Again e o La Verité em nº1 muitas semanas no Top Nacional! :) Mas ainda hoje vendem o Best Of e que se pode encontrar à venda nas FNAC's (passo a publicidade).

João Paulo disse...

Tive o prazer de os ver ao vivo em 1981, tenho os três álbuns editados em vinil e alguns singles.
Tenho em CD o Night People e 4 coletâneas que editaram, acabam por se repetir os temas mas não me importo , quero ter tudo o que exista em CD.
Quanto aos clips existe na net imensos , os chamados telediscos mesmo oficiais incluindo o Never Again
https://www.youtube.com/watch?v=ngXPnHaWuMI
que afirmam aqui não existir, sigam o link
existem inclusivamente trechos de concertos noutros países.