17 junho 2006

Caixa de Clips 005 - The Vapors / Turning Japanese

Os Vapors entram numa lista pouco prestigiante para quem quer ser alguém na pop: a de verdadeiros one-hit wonders, bandas ou artistas que anos depois são recordados por uma música, e nada mais. Estão na mesma categoria que um Rick Astley, uns Men Without Hats, um Paul Hardcastle ou uns Double, para não falar da já citada Toni Basil (embora esta tenha tido outra carreira) ou dos futuramente referidos Martha and the Muffins. Não é uma lista que tenhamos orgulho em mostrar aos netos. No entanto, esta canção não seria hoje desdenhada por muitas bandas da newer-wave que têm assaltado os tops nos 00's, nomeadamente pelos próprios Franz Ferdinand. A forma de cantar de Alex Kapranos nem é muito diferente do de Dave Fenton, vocalista dos Vapors, que por sua vez tentava provavelmente imitar Mark Mothersbaugh, vocalista dos Devo.
Muito se tem especulado ao longo dos anos sobre o real significado da letra desta canção. Mas parece hoje assente entre os especialistas que versa sobre prazeres solitários, ao lado de outros poemas de leitura mais evidente como Teenage Kicks, dos Undertones, Dancing with myself, de Billy Idol, Relax, dos grandes FGTH, Pictures of Lilly, dos The Who, The perfect kiss, dos New Order, ou o maior entre todos os clássicos da adolescência (et pour cause...), a hiper-gasta Blister in the sun, dos Violent Femmes. Ao que diz a doutrina mais autorizada, a transformação em japonoca de que fala a letra será uma subtil referência à expressão facial que se faz na hora-H. Convenhamos, no entanto, que dizer "I asked the doctor to take your picture, so I can look at you from inside as well" é no mínimo de gosto duvidoso. Mas cada um com a sua tara; ou como dizem os franceses, il faut de tout pour faire un monde.
Seja como for, aqui fica a canção que em 1980 levou os Vapors ao nº 3 do top britânico e lhes abriu as portas a uma digressão com os The Jam. A canção que vinha numa daquelas cassetes de verão que os meus pais compraram, e que eu ouvi umas duzentas vezes nas viagens para o Algarve. E não sabia eu do que eles estavam a falar...
Enjoy!

Sem comentários: