19 maio 2006

Caixa de Clips 002 - Toni Basil / Mickey (1982)

Toni Basil já tinha uma carreira sólida como coreógrafa e várias tentativas falhadas de iniciar uma carreira como cantora quando este Mickey chegou a nº 1 nos EUA e nº 2 em Inglaterra. Tinha entrado (como actriz) no mítico Easy Rider, coreografado sucessos como American Grafitti e The Rose, a Diamond Dogs tour de David Bowie em 1974 (uma das digressões mais megalómanas jamais feitas) e iniciado uma carreira como realizadora de clips, que incluia o clássico Once in a lifetime, dos Talking Heads. Nada fazia prever que uma versão de uma canção de 1979 chamada Kitty (em que a protagonista era portanto uma rapariga) viesse a redundar num dos primeiros mega-sucessos propulsionados pela MTV.
O clip é muitíssimo inovador para os padrões de 1982. Tem mais animação, cor e movimento do que então se via, um conceito que apelava à mais genuína essência dos adolescentes dos EUA(nem a coca-cola é mais tipicamente americana do que cheerleaders) e, claro, um grande tema new-wave. Foi só uma mas foi das boas, Toni... Enjoy!


2 comentários:

nuno.sa.montenegro disse...

vi há dias uma entrevista do Pharrell Williams (dos neptunes e dos n#e#r#d#) em que, por entre outras coisas, ele falava na musica que fez para a gwen stefani (hollaback girl) que era suposto fazer o que esta música nao fez para as miudas brancas da america: dar-lhes aquele sentido de "poder" de auto-afirmação típico das negras a estalar os dedos a dizer "-Hell no"!

ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=lcCwU1wI1u8

não conhecia o video... lindo!

nuno.sa.montenegro disse...

já agora, a entrevista é genial e vale mesmo a pena!