22 março 2006

Quote of the day - Pavement / Cut your hair

Darlin’ don’t you go and cut your hair
Do you think it’s gonna make him change?
I’m just a boy with a new haircut
And that’s a pretty nice haircut


A Classe de 70 foi ao barbeiro, e recorda a propósito o seu disco preferido da banda mais cool da década de 90,

a única banda com à vontade suficiente para insultar os Smashing Pumpkins e os Stone Temple Pilots em forma de canção country. I don't understand what they mean and I don't really give a fuck. Tunga!

14 comentários:

eduardo disse...

eu sou mais "Slanted & Enchanted" mas os Pavement são de facto uma das bandas mais cool dos 90.

superpiloto disse...

mais cool dos 90s sem dúvida, mas não eram os únicos com à vontade suficiente para apontar o dedo fosse a quem fosse, aí descordo

Joe disse...

"a única" é uma força de expressão, claro... Mas também não acho que naquela frase estejam exactamente a apontar o dedo, acho que é mais falar mal dos outros só por falar. Aliás, essa atitude meia inconsciente-amadora-despreocupada de quem está a tocar umas coisas e a mandar uns bitaites porque de momento não tem nada mais importante para fazer é que os tornava tão "cool". Não tem a carga séria e realmente pejorativa, por exemplo, daquela tirada do Kurt Cobain, "hope I die before I get like Pete Townshend".
E atenção, eu gosto dos Pumpkins, e acho o Siamese e o Mellon Collie grandes albuns de rock épico e pomposo! Digo mais: ainda hoje tenho o concerto deles de 96 em Cascais como talvez o melhor que já vi.

Pseudo disse...

Parabéns (ai como me custa dizer isto).

superpiloto disse...

quando os Pavement acusaram os Pumpkins de putos imaturos (por ex.), não me parece que tenha sido realmente inconsciente ou que tenha sido só por falar ... e isso tb não quer dizer muito, ou se aceita, ou não se aceita ou sopas ... para mim esses gajos o melhor que tinham a fazer era terem acabado depois do "Siamese Dream". Esta é apenas a minha opinião.

Tb estive nesse concerto em Cascais, foi um excelente concerto, mas (tb na minha opinião) nem sequer entra no top ten dos concertos que mais gostei até hoje. As nossas diferenças de opinião nunca deverão ser levadas para o campo do conflito, aceitam-se, não se aceitam ou sopas.

Joe disse...

Claro que não, nem sequer estamos a falar de coisas tão importantes que pudessem justificar conflitos, ainda que as nossa opiniões fossem muito diferentes (e parece que nem são assim tanto). Não é a questão israelo-árabe, nem sequer uma discusão sobre o FCP-Sporting desta noite, é só pop muzik e parte do circo envolvente... ;-)

O Puto disse...

Não podia deixar de comentar este post sobre a minha banda preferida dos 90's. Nunca achei os Pavement políticos ou polémicos, mas são deliciosamente irónicos. Homenageei-os singelamente aqui. Abraço!
P. S. Tb tenho que cortar a trunfa. Claro que não vai mudar a vida a ninguém.

Ricardo Salazar disse...

há algo nos pavement que me escapa. acho o slanted um disco com canções magníficas. talvez a melhor de todas: here.

acho o crooked rain ( so good they named it twice )talvez o que melhor se consegue ouvir do principio ao fim.

Se no primeiro eram velvet + the fall + algum post punk + lo fi, no segundo será mais Lou Reed + Television + Country-rock

Acho o tema em debate irónico e corajoso. Não era boa ideia gozar os emergentes poster boys do grunge ( burn in hell ).
Os smashing ainda se respeitam mas os outros desgraçados !! ( burn in hell again )

Recordo que mais tarde no stereo, fariam a homenagem / gozo ( escolham o ponto de vista ) ao Geddy Lee. I wonder does he speak like that?

Acho que os Pavement podem ser divididos em três fases:

1ª Slanted
2ª Crooked + wowee zowee
3ª Brighten the corners + terror twilight

superpiloto disse...

penso que o wowee zowee já está noutro campeonato, parece-me um disco mais conceptual e afastou-se muito do anterior ...

Joe disse...

O wowee zowee é um disco menos linear e mais difícil de digerir do que o crooked rain, mas não lhe chamaria conceptual. Em termos de composição talvez concorde com a aproximação que o Ricardo faz, há algumas canções dos dois álbuns mais ou menos na mesma linha, mas a estrutura e o ritmo são totalmente diferentes. O WZ tem o "we dance" ou o "father to a sister of thought", que são canções lindíssimas com uma produção limpinha, e depois tem momentos quase Zappa, completamente fora.

superpiloto disse...

... o que eu queria dizer é que acho que o wowee zowee parece-me mais um álbum de transição e num estádio completamente diferente do anterior e que tb me parece que isso foi muito reflectido pelos próprios, por isso arrisquei em chamá-lo de conceptual. os elementos são os mesmos e a forma de estruturar as canções vai sendo de certa maneira transversal. encontramos pontos convergência em todos os discos, no entanto o wowee zowee para mim parece-me um disco que corta com o discurso que eles vinham desenvolvendo e começa a abrir uma nova etapa/postura que vem a ser a que eles adoptam nos seguintes até chegaram à saturação/separação.

no entanto, acho que nunca mais arriscaram tanto como nesse disco, apesar de não achar os seguintes menos bons. eu continuo a ser dependente do slanted & enchanted, divirto-me imenso a ouvir o wasted e adoro os eps (mais ou menos perdidos) watery domestic e give it away, ambos de fases completamente distintas.

Joe disse...

"give it away"
suponho que queres dizer o "give it a day", que eu também acho fantástico.
Já agora, alguém sabe o que é feito dos preston school of industry? parecem o gorila da anedota, não falam, não escrevem, não telefonam...

superpiloto disse...

exacto "give it a day"

superpiloto disse...

não tenho a certeza mas acho o Scott é um dos donos da Amazing Grace, que tem editado coisas simpáticas, mas quanto aos preston, parece que a coisa tá parada há cerca de 2 anos, mas lá está, não tenho a certeza